Você fez uma compra online e gostaria de acompanhar o status do seu pedido através do código de rastreamento dos Correios? Então acompanhe-nos ao longo deste post e confira o passo a passo completo de como rastrear o seu pedido através dos Correios.
Para tornar a experiência de compra online ainda mais agradável e segura para o público consumidor, é possível rastrear o seu produto de forma simples e prática através dos correios, possibilitando que você acompanhe todas as atualizações da sua encomenda.
Assim, na plataforma Rastreamento de Correios você recebe informações oficiais sobre o status da sua encomenda, possibilitando que você se organize e se planeje para receber o seu produto.
Como usar o Rastreamento de Correios
O passo a passo completo para acompanhar a sua encomenda pelo código de rastreamento de Correios é muito simples e prática. Dessa forma, após o processamento do pagamento do seu pedido, a empresa responsável estará confirmando a sua encomenda e separando o seu produto para a entrega.
Após a confirmação e separação da sua mercadoria, a transportadora responsável estará encarregada de realizar a entrega da sua mercadoria. Ao longo desse processo, você estará recebendo um código de rastreamento dos correios para acompanhar o status do seu pedido.
Assim, siga as seguintes etapas para rastrear a sua encomenda através dos correios:
- Após receber o código de rastreio dos Correios, copie-o e cole-o na página oficial de rastreamento dos correios.
- Ressaltando que o código de rastreamento é composto por letras e também números.
- Assim, após inserir o seu código de rastreamento dos Correios você pode apertar o “enter” ou clicar no ícone da lupa para dar início à sua busca.
- Será necessário também fazer uma verificação de que você não é um robô para dar sequência ao rastreamento da sua mercadoria.
- Após esse processo, será possível acompanhar todas as etapas pelas quais a sua encomenda já passou e acompanhar todas as atualizações do sistema.
Dessa forma, com o Rastreamento de Correios você poderá acompanhar todas as etapas da entrega do seu pedido, possibilitando que tenha uma previsão mais precisa sobre a data de entrega da sua encomenda.
As etapas que compõem o rastreamento do seu pedido
Ao inserir o código de rastreamento da sua mercadoria você verá que o seu produto passará por diferentes etapas até chegar até você.
Assim, compreenda o que significa cada uma das etapas da entrega do seu pedido:
- Objeto postado
O status de “objeto postado” significa que o lojista realizou a postagem do seu produto na agência dos Correios.
- Objeto em trânsito
Nesta etapa do rastreamento do seu pedido, significa que o seu produto está transitando entre a agência dos Correios e o centro de distribuição que está localizado mais próximo do seu endereço.
- Objeto saiu para entrega ao destinatário
Ao realizar o rastreamento do seu produto e notar que a etapa da entrega consta que o “objeto saiu para entrega ao destinatário”, significa que a sua encomenda deixou o centro de distribuição ao qual ela havia sido entregue e está em trânsito rumo ao seu endereço.
Assim, nesta etapa é importante que você compreenda que, devido ao elevado número de entregas realizadas pelos Correios, mesmo quando o status da sua encomenda estiver como “objeto saiu para entrega ao destinatário”, você deve compreender que a sua encomenda ainda pode levar algumas horas para chegar até você.
- Objeto entregue ao destinatário
Nesta etapa do rastreamento do seu produto significa que a sua encomenda foi entregue no seu endereço.
Principais causas dos produtos não entregues
Ao verificar o status da entrega da sua mercadoria, você também pode verificar que consta que o produto não foi entregue. Dessa forma, é essencial compreender quais são as possíveis causas de um produto não entregue, sendo elas:
- Ausência de pagamento do despacho postal, que deve ser realizada dentro do prazo de 30 dias.
- Fiscalização aduaneira: Nesta modalidade consta que a sua mercadoria foi tributada e que será necessário pagar a taxa para que o seu produto seja liberado.
- Destinatário ausente: Após três tentativas de entrega a sua encomenda retorna ao endereço do remetente.
- Objeto roubado ou extraviado: Neste status significa que algo grave ocorreu com a sua encomenda. Assim, nesses casos recomenda-se que você entre em contato com a empresa para saber como deve proceder.